Ilustração, No. 119, Dezembro 1 1930 – 27

Ilustração, No. 119, Dezembro 1 1930 - 27

Carregar na imagem para ver em tamanho 1060 x 1480.

Artigo de Carlos de Passos sobre o culto em Portugal de Nossa Senhora da Conceição. Nas imagens, “Virgem e Menino”, do mestre Bartholomaus, e “Madonna em Contemplação”, de Carlo Dolci.

Ilustração, No. 119, Dezembro 1 1930 - 27a

“Nesta, é artigo de fé que Maria foi preservada, desde o primeiro instante da sua concepção, do pecado original e sempre ficou virgem, por graça dos merecimentos e das virtudes de Jesus. Já no concílio ecuménico d’Efeso (431) foi definida a maternidade divina de Maria e no de Mogúnci (813) se marcou a festividade da Assunção da Virgem.

Esta doutrina, porém, não encontrou sanções gerais, geral concordância. Mais tarde, quando no século XIII propuseram e tenazmente defenderam os franciscanos a doutrina da Imaculada, surgiram graves e firmes resistências de eminentes filósofos, teólogos e doutores da igreja, desde o místico S. Bernardo de Clairvaux ao escolástico peripatético Guilherme d’Auvergne e passando por S. Boaventura, o doutor seráfico, dos peripatéticos menores, por Durando, bispo de Meaux, o propugnador do nominalismo, por S. Tomás de Aquino, o doutor angélico, com o qual sobe ao auge a escolástica peripatética, por Pedro Lombardo, fomentador do livre pensamento, através da completa dogmática das suas Sentenças, e por Santo Anselmo de Cantorbery, um escolástico de raça, assim como de papas, tais como Inocêncio III e Clemente VI, e, sobretudo, da Ordem domínica.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: