Século Ilustrado, No. 538, Abril 24 1948 – 14, 15

Século Ilustrado, No. 538, April 24 1948 - 14

Carregar na imagem para ver em tamanho 1119 x 1551.

Na Praça de Belém, a cerimónia da benção dos lugres bacalhoeiros, de partida para a Terra Nova e Groenlandia, e da Imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem, que ia de longada a Gloucester. Nas imagens: o cardeal patriarca abençoando a frota bacalhoeira, a imagem da Senhora da Boa Viagem conduzida para bordo do Gil Eanes, a procissão, e membros do governo.

Dá-se a tradicional procissão da Senhora da Saúde em Lisboa. Na imagem, o bispo de Vatarba sob o pálio, de passagem na mouraria. A imagem de Nossa Senhora de Fátima em peregrinação pela ilha da Madeira. Na imagem, uma missa campal com milhares de pessoas.

Século Ilustrado, No. 538, April 24 1948 - 15

Carregar na imagem para ver em tamanho 2238 x 1566.

Os Democratas Cristãos, liderados por De Gasperi, vencem as eleições em Itália. Nas imagens: propaganda dos democratas cristãos na Via del Tritone; cartazes nas colunas da Galeria Colona; um polícia sinaleiro faz o seu trabalho numa estrada pintada com slogans políticos; o papa Pio XII discursa na Praça de São Pedro antes das eleições; comícios que atraíram multidões; e transeuntes discutindo as eleições.

Após uma ausência de oito anos, a cantora/bailarina americana Josephine Baker volta aos palcos em Paris. Nas imagens, tiradas no Club Campos Eliseos: o pugilista negro Joe Louis; Josephine actua; Françoise Rosay e Maddy Berry; e a célebre cantora francesa Mistinguett.

Século Ilustrado, No. 538, April 24 1948 - 15a

Carregar na imagem para ver em tamanho 829 x 601.

“Para contrapôr ou contrabalançar a intervenção da Igreja nas eleições italianas os comunistas adoptaram como herói José Garibaldi, o inimigo de Pio IX e amigo de Vitor Manuel I. E por toda a Itália espalharam cartazes com o retrato de Garibaldi, no centro de uma estrela vermelha.

Os democratas cristãos, por seu lado, descobrindo o manejo dos comunistas, também distribuiram retratos de Garibaldi mas, nestes, estava escrita uma frase que convidava a voltar o retrato de pernas para o ar e uma vez realizada a operação aparecia o retrato de Estaline… ficando, portanto, desvendada a fraude comunista.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: