Ilustração, No. 6, Março 16 1926 – 32, 33

Ilustração, No. 6, Março 16 1926 - 32

Carregar na imagem para ver em tamanho 1124 x 1556. Via T do blog Dias que Voam.

A moda francesa.

Nas imagens, tiradas em Nice: modelo em crepe setim preto guarnecido com peles; crepe da China e veludo, guarnecido com pele; e veludo e tecido de lã escocesa.

“Uma das mais notáveis alterações é o regresso da cintura à altura própria, de onde há muito fôra banida pela irrequieta e caprichosa moda que nem sempre atende o equilíbrio da estética em se tratando de satisfazer as suas fantasias. (…)

É claro que a actual orientação da moda obriga de novo ao uso do espartilho, mas um espartilho moderno, flexível, que nos aparece estudado de maneira a acatar tôdas as prescrições dos higienistas conjugando-as com as imposições da estética e as exigências da elegância.”

Ilustração, No. 6, Março 16 1926 - 32a

Carregar na imagem para ver em tamanho 746 x 1050.

Ilustração, No. 6, Março 16 1926 - 33

Carregar na imagem para ver em tamanho 1116 x 1557.

Artigo sobre a moda francesa na roupa interior feminina, a roupa branca.

“Posta de parte a roupa branca pròpriamente dita, pelas senhoras que observam rigorosamente as leis do chic, e recnhecida a impossibilidade, – para tôdas as que nãp podem considerar-se privilegiadas da Fortuna, – que a roupa de seda a poucas bolsas femininas é acessivel, reconheceu-se que o tecido ideal para a confecção da roupa branca – chamemos-lhe assim, visto que outra designação mais ajustada à realidade não encontramos na língua portuguesa, – é o de linho e seda.

Êste tecido, apresentando a maciesa e brilho da seda, é muito mais resistente à composição das mil e uma fantasias de preguinhas e plissados como a moda se recreia a recamar a roupa branca moderna, e ainda à incrustação das rendas ou execução dos minúsculos bordados indicados para a sua ornamentação.”

Ilustração, No. 6, Março 16 1926 - 33b

Carregar na imagem para ver em tamanho 626 x 984.

Ilustração, No. 6, Março 16 1926 - 33a

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